COLOSSENSES 1 – GRATISÃO PELAS REALIZAÇÕES ESPIRITUAIS

 

1, Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por vontade de Deus, e o irmão Timóteo,

2, aos santos e leais irmãos em Cristo que estão em Colossos: graça e paz a vós outros, da parte de Deus, nosso Pai.

 

A fé e o amor dos colossenses

3, Damos graças a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, rogando sempre por vós,

4, desde que ouvimos falar da vossa fé em Cristo Jesus, e do amor que tendes por todos os santos,

5, por causa da esperança que vos está reservada no céu, da qual já ouvistes pela Palavra da Verdade, o Evangelho,

6, que vos alcançou, e da mesma forma está chegando em todo o mundo, frutificando e se espalhando, assim como ocorreu entre vós, desde o dia em que ouvistes e conhecestes a graça de Deus na verdade;

7, segundo fostes instruídos por Epafras, nosso amado conservo, leal ministro de Cristo em nosso favor.

8, Ele também nos contou do amor que tendes no Espírito.

 

A oração de Paulo pelos fiéis

9, Por esse motivo, também nós, desde o momento em que soubemos desse fato, igualmente, não deixamos de orar por vós e de suplicar que sejais cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimento espiritual.

10, E tudo isso, com o propósito de que possais viver de modo digno do Senhor, agradando-lhe plenamente, frutificando em toda boa obra, crescendo no conhecimento de Deus,

11, sendo fortalecidos com todo o poder, segundo a maravilhosa força da sua glória, para que, com alegria tenhais absoluta constância e firmeza de ânimo,

12, dando graças ao Pai que nos tornou dignos de participar da herança dos santos no reino da luz.

 

A suprema pessoa de Cristo

13, Ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o reino do seu Filho amado,

14, em quem temos a plena redenção por meio do seu sangue, isto é, o perdão de todos os pecados.

15, Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito sobre toda a criação;

16, porquanto nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou dominações, sejam governos ou poderes, tudo foi criado por Ele e para Ele.

17, Ele existe antes de tudo o que há, e nele todas as coisas subsistem.

18, Ele é a cabeça do Corpo, que é a Igreja; Ele é o princípio e o primogênito dentre os mortos, a fim de que em absolutamente tudo tenha a supremacia.

19, Porquanto foi do agrado de Deus que nele habitasse toda a plenitude,

20, e por intermédio dele reconciliasse consigo todas as coisas, tanto as que estão na terra quanto as que estão nos céus, estabelecendo a paz pelo seu sangue vertido na cruz.

21, E a vós outros também que, no passado, éreis estranhos e inimigos de Deus conforme demonstrado pelas obras más que praticáveis,

22, agora, entretanto, Ele vos reconciliou no corpo físico de Cristo, por meio da morte, para vos apresentar santos, inculpáveis e absolvidos de qualquer acusação diante dele,

23, se de fato permaneceis na fé, alicerçados e firmes, sem vos afastar da esperança do Evangelho que ouvistes e que está sendo pregado a todas as pessoas em todo o mundo, do qual eu, Paulo, me tornei ministro.

 

O ministério do apóstolo

24, Agora me alegro nos meus sofrimentos por vós e completo no meu corpo o que resta das aflições de Cristo, em benefício do seu Corpo, que é a Igreja,

25, da qual me tornei servo de acordo com a convocação de Deus, que me foi outorgada para convosco, a fim de tornar completamente conhecida a Palavra de Deus,

26, o mistério que esteve oculto durante séculos e gerações, mas agora foi revelado aos seus santos,

27, a quem Deus, entre os que não são judeus, aprouve dar a conhecer as riquezas da glória deste mistério, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória!

28, A Ele, portanto, proclamamos, aconselhando e ensinando a cada pessoa, com toda a sabedoria, para que apresentemos todo homem perfeito em Cristo.

29, E para cumprir esse propósito, eu me esforço arduamente, lutando conforme o seu poder que opera eficazmente em mim.

 

 

COLOSSENSES 2 – SEJA CONSTRUÍDO EM CRISTO

 

1, Portanto, gostaria que soubésseis como é grande a luta que enfrento por vós, pelos que estão em Laodiceia e por todos que ainda não me conhecem pessoalmente.

2, Esforço-me a fim de que o coração deles seja animado, estando vós unidos em amor e juntos alcanceis toda a riqueza do pleno entendimento, para que possais conhecer perfeitamente o mistério de Deus, a saber, Cristo.

3, Nele estão ocultos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento.

4, Falo dessa forma para que ninguém vos engane com argumentos interessantes, porém falsos.

5, Porquanto, apesar de estar fisicamente distante de vós, estou convosco em espírito, e me sinto feliz ao verificar que estais vivendo em plena ordem, e como está firme a vossa fé em Cristo.

 

Cristãos livres do legalismo

6, Sendo assim, da mesma forma como recebestes a Cristo Jesus, o Senhor, também andai nele,
7, alicerçados e edificados nele, transbordando em gratidão.

8, Tende muito cuidado para que ninguém vos escravize a vãs e enganosas filosofias, que se baseiam nas tradições humanas e na falsa religiosidade deste mundo, e não em Cristo.

9, Pois somente em Cristo habita corporalmente toda a plenitude de Deus.

10, Assim como, em Cristo, estais aperfeiçoados. Ele é o Cabeça de todo poder e autoridade.

11, Nele também fostes circuncidados, não por intermédio de mãos humanas, mas com a circuncisão feita por Cristo, que é o despojar da carne pecaminosa.

12, Isso aconteceu quando fostes sepultados com Ele no batismo, e com Ele foram ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos.

13, E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne; vos deu vida juntamente com Ele, perdoando todos os nossos pecados;

14, e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu completamente, pregando-a na cruz;

15, e, despojando as autoridades e poderes malignos, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre todos eles na cruz.

16, Portanto, ninguém tem o direito de vos julgar pelo que comeis, ou pelo que bebeis, ou ainda com relação a alguma festa religiosa, celebração das luas novas ou dos dias de sábado.

17, Esses rituais são apenas sombra do que haveria de vir; a realidade, todavia, encontra-se em Cristo.

18, Não aceiteis que alguém seja árbitro contra vós, fingindo humildade ou culto a anjos, fundamentando-se em visões, ostentando a inútil arrogância do seu conhecimento carnal.

19, Trata-se, pois, de uma pessoa que não está unida à Cabeça, a partir da qual todo o Corpo, sustentado e unido por seus ligamentos e juntas, efetua o crescimento concedido por Deus.

 

Só Cristo nos livra do pecado

20, Considerando que morrestes com Cristo para as tradições humanas e a falsa religiosidade deste mundo, por que vos sujeitais ainda a tais ordenanças como se pertencêsseis a este sistema de valores? Não mais obedeçais a regras como estas:

21, “Não toques!”, “Não proves!”, “Não manuseies!”

22, Todas essas regras estão destinadas a desaparecer pelo uso, pois se baseiam em ordenanças e ensinos meramente humanos.

23, Esses regulamentos têm, de fato, aparência de sabedoria, com sua pretensa religiosidade, falsa humildade e rígida disciplina para com o corpo, mas não têm valor algum para refrear as paixões da carne.

 

 

COLOSSENSES 3 – ASSUMIR UM NOVO EU

 

1, Portanto, visto que fostes ressuscitados com Cristo, buscai o conhecimento do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus.

2, Pensai nos objetivos do alto, e não nas coisas terrenas;

3, pois morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.

4, Quando Cristo, que é a vossa vida, for manifestado, também vos manifestareis com Ele em glória.

5, Sendo assim, fazei morrer tudo o que pertence à natureza terrena: imoralidade sexual, impureza, paixão, vontades más e a ganância, que também é idolatria.

6, É por causa dessas práticas malignas que vem a ira de Deus sobre os que vivem na desobediência.

7, Nelas também andastes no passado, quando ainda vivíeis com esses hábitos,

8, mas agora, livrai-vos de tudo isto: raiva, ódio, maldade, difamação, palavras indecentes do falar.

9, Não mintais uns aos outros, pois já vos despistes do velho homem com suas atitudes,

10, e vos revestistes do novo homem, que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;

11, Nessa nova ordem de vida, não há mais diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo ou pessoa livre, mas, sim, Cristo é tudo e habita em todos vós.

12, Assim, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revesti-vos de um coração pleno de compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência.

13, Zelai uns pelos outros e perdoai-vos mutuamente; caso alguém tenha algum protesto contra o outro, assim como o Senhor vos perdoou, assim também procedei.

14, Acima de tudo, no entanto, revesti-vos do amor que é o elo da perfeição.

15, Seja a paz de Cristo o juiz em vossos corações, tendo em vista que fostes convocados para viver em paz, como membros de um só Corpo. E sede agradecidos.

16, Habite ricamente em vós a Palavra de Cristo; ensinai e aconselhai uns aos outros com toda a sabedoria, e cantai salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão no coração.

17, E tudo quanto fizerdes, seja por meio de palavras ou ações, fazei em o Nome do Senhor Jesus, oferecendo por intermédio dele graças a Deus Pai.

 

O cristão e seus relacionamentos

18, Mulheres, cada uma de vós seja submissa ao próprio marido, pois assim deveis proceder por causa da vossa fé no Senhor.

19, Maridos, cada um de vós ame sua esposa e não a trate com grosseria.

20, Filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porquanto essa atitude é agradável ao Senhor.

21, Pais, não irriteis vossos filhos, para que eles não fiquem desanimados.

22, Escravos, obedecei em tudo a vossos senhores terrenos, não servindo apenas quando supervisionados, como quem age somente para contentar os homens, mas trabalhando com sinceridade de coração, por causa do vosso temor ao Senhor.

23, E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens,

24, conscientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que estais servindo!

25, Pois quem agir de forma injusta receberá o devido pagamento da injustiça cometida; e nisto não há exceção para pessoa alguma.

 

 

COLOSSENSES 4 – COLEGAS DE TRABALHO

 

1, Senhores, tratai vossos servos de modo justo e equânime, sabedores de que também vós tendes um Senhor no céu.

 

Orar, vigiar e render graças

2, Perseverai na oração, vigiando com ações de graças.

3, Rogai, ao mesmo tempo, de igual maneira por nós, para que Deus abra uma porta para nossa mensagem, a fim de que possamos proclamar o mistério de Cristo, pelo qual estou preso.

4, Orai para que eu consiga manifestá-lo francamente, como me cumpre fazê-lo.

5, Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai ao máximo todas as oportunidades.

6, A vossa maneira de falar seja sempre agradável e bem temperada com sal, a fim de saberdes como deveis responder a cada pessoa.

 

Paulo envia conservos em missão

7, Quanto à minha situação, Tíquico, irmão amado, fiel ministro, e conservo no Senhor, de tudo vos informará.

8, Eu vo-lo envio com o objetivo principal de vos colocar a par sobre como estamos vivendo, e para que ele possa confortar o vosso coração.

9, Em sua companhia, vos envio Onésimo, leal e amado irmão, que é um de vós. Eles vos farão saber tudo o que está acontecendo por aqui.

 

Saudações finais

10, Saúda-vos Aristarco, meu companheiro de prisão, assim como Marcos, primo de Barnabé, sobre quem já recebestes instruções; portanto, se ele vos for visitar, recebei-o.

11, Jesus, chamado Justo, também vos envia saudações. Esses são os únicos da circuncisão que são meus cooperadores em benefício do Reino de Deus. Eles têm me proporcionado grande apoio e consolo.

12, Epafras, que também é um de vós e servo de Cristo Jesus, vos envia saudações. Ele está sempre guerreando por vós em suas orações, para que como crentes maduros e cheios de fé, continueis caminhando firmes na prática de toda a vontade de Deus.

13, Sou testemunha do quanto ele se esforça em seu zelo fraternal por vós e pelos que estão em Laodiceia e em Hierápolis.

14, Lucas, o médico amado, e Demas vos cumprimentam carinhosamente.

15, Cumprimentai, igualmente, todos os irmãos em Laodiceia, e também Ninfa e a igreja que se reúne em sua casa.

16, Depois de lida entre vós, fazei com que esta carta também seja recebida e lida na igreja dos laodicenses, e que vós, de igual modo, possais ler a carta de Laodiceia.

17, E dizei a Arquipo: Cuida do ministério que recebeste no Senhor, para que o cumpras.

 

Bênção apostólica

18, Eu, Paulo, faço questão de saudar-vos de próprio punho. Lembrai-vos das minhas algemas. A graça esteja em todos vós!